QUANTO TEMPO DURAM OS PAINÉIS SOLARES?

128
QUANTO TEMPO DURAM OS PAINÉIS SOLARES?

Quando consideramos instalar um painel solar, sabemos que uma das principais dúvidas é quanto custa a energia solar? Para a maioria das pessoas, instalar painéis fotovoltaicos em nossas casas ou empresas não é apenas uma questão de ser sustentável e ajudar a reduzir a poluição e as emissões de gases de efeito estufa, mas é também uma questão financeira (queremos reduzir o valor da nossa conta de luz).

Por esse motivo, é importante analisar a vida útil do sistema, ou seja, por quanto tempo você terá todos os benefícios da energia solar.

 

PORQUE ATÉ MESMO OS MELHORES PAINÉIS SOLARES PERDEM EFICIÊNCIA?

Todos nós já vimos o que o sol faz com materiais que ficam expostas a ele por muito tempo: A tinta perde a cor, o plástico fica duro e quebradiço, plantas secam etc. Ou seja qualquer material exposto ao sol por muitos anos irá sofrer algum tipo de deterioração.

Pois bem, o principal responsável por degradar os seus painéis é o mesmo que faz eles produzirem energia elétrica: a Luz Solar.

O sol vai com o tempo, por diversas razões, enfraquecendo as ligações químicas que fazem a célula solar funcionar. A maioria dos painéis solares que você vê em casas, empresas ou em uma usina solar são compostos por células fotovoltaicos de silício, e como todas as outras coisas, eles começam a envelhecer quando expostas continuamente ao sol.

OS PRINCÍPIOS PELO QUAL AS CÉLULAS FOTOVOLTAICAS PERDEM EFICIÊNCIA

Existem diversos princípios mas os mais conhecidos são o LID e o PID:

1) LID – Light Induced Degradation (Degradação Induzida pela Luz) este efeito de perda de eficiência das célula é geralmente atribuído a oxidação do Boron de wafers de silício cristalino tipo “p”, causado através de um mecanismo de recombinação induzida.

2) PID – Potential Induced Degradation (Degradação Induzida Potencial) descreve uma queda na produção de energia da célula fotovoltaica induzida por fuga de tensão causando a migração de íons de sódio de outros elementos do painel como (Vidro, estrutura) para a superfície da célula.

QUANTO DE EFICIÊNCIA UM PAINEL SOLAR PERDE POR ANO?

Este cálculo não é simples, porém de maneira geral, eles tendem a perder até 1% no primeiro ano e depois em média 0,5% nos próximos anos.

AFINAL, QUANTOS ANOS DURA UM PAINEL SOLAR?

Painel Solar com 35 anos de idade ainda funciona

Um dos painéis mais antigos em funcionamento possui 60 anos de idade! Na foto ao lado, um painel que foi fabricado em 1980 ainda possui 50% da capacidade de produção de energia que ele tinha a 35 anos atrás.

Levando em consideração a tecnologia de hoje em dia, é razoável assumir que um painel solar de boa qualidade fabricado hoje dure 50 anos com 60% da sua capacidade de produzir energia elétrica.

Fontes:
Foto Painel de 30 anos de idade: Green Building Advisor
NREL – National Renewable Energy Laboratory
Fraunhofer

54321
(1 vote. Average 5 of 5)
Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.